Hercílio Júnior, diretor do Instituto Neuronus, apresentou pôster sobre Estimulação Magnética Transcraniana no 2018 NYC Neuromodulation Conference & NANS SummerSeries em Nova York
A conferência de neuromodulação de 2018, promovida pela Sociedade Norte-americana de Neuromodulação (NANS) em parceria com a Neuromodec, aconteceu no centro de convenções do hotel Sheraton da Times Square em Nova York. A programação se estendeu por três dias (24 a 26 de agosto de 2018) com um dia adicional para Workshops Pré-conferência (23 de agosto de 2018). Durante os dias da conferência, os conteúdos foram pautados em 3 tópicos principais: o tratamento da dor, neuromodulação do cérebro e por último neurotecnologia para monitorar a saúde do cérebro.
Os três dias da conferência começaram com sessões de discussão sobre tecnologias e suas aplicações na parte da manhã, e sessões gerais na parte da tarde abordaram a inovação interdisciplinar. Foram 160 palestras com palestrantes de diversos lugares do mundo. Além do conteúdo altamente qualificado, o evento ofereceu oportunidades de networking com cientistas e profissionais renomados, além de uma feira com as principais fabricantes de tecnologia da área de neuromodulação e neurocirurgia.
2018 NYC Neuromodulation Conference & NANS Summer Series, conferência da Associação Norte-Americana de Neuromodulação em parceria com a Neuromodec.
"A rTMS pode ser uma ferramenta importante para o tratamento de depressão pós-AVC"
Apresentação de trabalho científico
O diretor do Instituto Neuronus, Hercílio Júnior, teve a oportunidade de apresentar um pôster sobre um artigo produzido por ele durante o mestrado, juntamente com a Dra. Angela Maria Costa Souza e o Dr. Marcos Rassi Fernandes. A pesquisa intitulada "Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (rTMS) melhora sintomas depressivos e qualidade de em pacientes Pós-AVC" é um estudo prospectivo de uma série de casos, conduzido no Centro Estadual de Reabilitação (CRER) de Junho de 2016 a maio de 2017.
Quinze pacientes com histórico de AVC, diagnosticados com Depressão foram submetidos a um tratamento com rTMS. De acordo com a localização da lesão cerebral, foram definidos dois tipos de protocolos: Inibitório - rTMS de baixa frequência (1Hz) sobre córtex dorsolateral pré-frontal (DLPFC) direito (f4); Excitatório - rTMS de alta frequência (10Hz) sobre DLPFC esquerdo (f3). Cada grupo passou por 20 sessões de rTMS, 1 sessão por dia com 20 minutos de duração, 5 dias por semana (segunda a sexta). Os indivíduos foram avaliados com a escala de Hamilton para Depressão (HAMD17) e com o WHOQOL-bref (para avaliação da qualidade de vida) em três momentos: estado inicial (antes da intervenção com rTMS), depois das 20 sessões, e com follow-up de 1 mês após o término do tratamento.
Os resultados mostraram que todos os indivíduos responderam bem ao tratamento, saindo de depressão severa ou muito severa (HAMD17 > 23) para humor estável (HAMD17<8) ao fim dos protocolos. O estudo conclui que a rTMS pode ser uma ferramenta importante para o tratamento de depressão pós-AVC e ajuda a melhorar a qualidade de vida dos pacientes nessa condição. O artigo com o estudo completo está em apreciação para publicação em revista científica e em breve estará disponível na íntegra aqui no nosso site.
Pré-Conferência e Conferência
Além de apresentar o pôster, o diretor do Instituto também participou de um dos workshops pré-conferência chamado "Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS): Teoria avançada e treinamento prático". Este workshop intensivo de um dia foi dedicado aos concepção e implementação do tDCS em ambientes clínicos e de pesquisa. O workshop forneceu uma atualização sobre a base teórica e o estado da arte da técnica em 2018, com apresentações e discussões sobre o desenvolvimento de padrões profissionais de segurança, validade e reprodutibilidade de resultados funcionais em aplicações de tDCS, bem como experiência prática necessária para adquirir o conhecimento e habilidades para aplicar a técnica. O workshop prático e teórico distinguiu-se de outras iniciativas educacionais sobre tDCS, por oferecer extensa experiência prática e uma abordagem de aprendizagem aprofundada, incluindo palestras interativas, discussões facilitadas, demonstrações, exercícios passo-a-passo.
Hercílio Júnior, Diretor do Instituto Neuronus, ao lado do seu pôster.
Marom Bikson, chairman da Neuromodec e Brian Kopell, da Sociedade Norte-americana de Neuromodulação na abertura da conferência. (Foto: Yannick Roy)
Durante os 3 dias da conferência, algumas sessões se destacaram. No primeiro dia, algumas das que mais nos chamaram a atenção foram: Uma sessão sobre aspectos fisiológicos a serem considerados no uso de diversas técnicas de Neuromodulação para o tratamento da dor; e uma discussão sobre o uso das técnicas de neuromodulação para potencializar a neurorreabilitação de crianças. No segundo dia, os destaques foram as sessões que discutiram sobre o uso de neurotecnologia aliado às técnicas de Mindfulness, como por exemplo a estimulação cerebral combinada com Yoga. Além disso, neste dia houveram painéis para se debater sobre como a neuromodulação contribui para os processos de Neurorreabilitação, desde a recuperação motora até dos distúrbios da fala advindos de lesões cerebrais. O último dia foi marcado por diversos painéis discutindo sobre a possibilidade da aplicação de técnicas de estimulação cerebral em casa, e do uso de novos recursos tecnológicos nos ambientes clínicos, como por exemplo Realidade Virtual (VR).
É uma honra para nós do Neuronus poder participar de um evento tão expressivo para o campo Neuromodulação e nos atualizarmos com o que há de mais recente e inovador no campo das neurociências. Acreditamos que essas pesquisas apontam caminhos que possam otimizar tratamentos, intervenções e resultados, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes e a nossa capacidade de prestar atenção à saúde. Nosso objetivo é estarmos sempre conectados com pesquisadores e profissionais que são agentes importantes para que esta inovação aconteça, a fim de estabelecermos uma ponte de conhecimento entre eles e você.