Linguagem, Cognição e Reabilitação
ONLINE - Próxima Turma: 03/08 a 16/09/2021
Carga Horária: 36 horas
Categorias: Fonoaudiologia, Neuropsicologia, Reabilitação
Este é um curso de aperfeiçoamento e atualização em Linguagem, Cognição e Reabilitação. Será um treinamento de 36h em que serão exploradas a interface entre a aquisição da linguagem e os processos cognitivos no cérebro, bem como o estado da arte das principais técnicas de reabilitação da fala, compreendendo desde a infância até a terceira idade.
Participe da próxima turma: Início dia 31/07/2021 - Sábado
O que esperar deste curso
Este é um curso 100% online que irá fornecer a você, Fonoaudiólogo e/ou Neuropsicólogo, insights valiosos para um raciocínio clinico mais aprofundado para o tratamento e reabilitação de distúrbios da fala. Serão abordados desde aspectos relacionados à neuroanatomia funcional, da fala e da linguagem, até métodos de avaliação, diagnóstico e protocolos de tratamento para as principais desordens, como afasias, apraxias, entre outras.
A quem se destina?
O curso foi pensado para Fonoaudiólogos e Neuropsicólogos interessados em se atualizarem acerca da interface entre a linguagem e a cognição, e que estão buscando ferramentas para reabilitação da fala (afasias, apraxias, etc).
Veja como a programação está desenhada:
Serão 16 encontros online somando 36 horas de treinamento
Sobre o curso
Este curso consiste em:
- 36 horas de aulas didáticas com apresentações interativas
- Insights valiosos para um raciocínio clínico mais apurado
- Materiais para você revisar as aulas
- Certificado de conclusão do curso
PARTE 1 - Neurociência da fala e da linguagem
Dentre os tópicos que serão discutidos na primeira etapa estão:
- Neuroanatomia funcional da fala e da linguagem;
- Regiões e redes cerebrais relacionadas a circuitos neuronais e tratos envolvidos no processamento da linguagem;
- Vascularização cerebral, tipos de Acidente Vasculares e impacto na fala e linguagem;
- Ressecção tumoral e interferências na fala e linguagem;
- Degeneração cerebral e os impactos na fala e linguagem;
- O uso dos exames de imagem no prognóstico e tratamento dos pacientes com lesão encefálica adquirida.
- Diferenças entre os exames de neuroimagem: Tomografia X Ressonância Magnética X Angiografia cerebral X Ressonância Funcional Magnética X Tractografia X EEG .
- Como estabelecer o prognóstico de acordo com os exames de imagem.
- O que os exames de imagem agregam na prática clínica da reabilitação?
PARTE 2 - Aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil
Nesta parte serão tratados os seguintes tópicos:
- Principais marcadores do desenvolvimento de linguagem e fala;
- Aquisição da linguagem;
- Desenvolvimento da linguagem;
- Principais desordens do desenvolvimento da fala e linguagem;
- Atrasos X Desordens de linguagem;
- Transtornos de fala;
- O papel das questões auditivas no desenvolvimento
- Como avaliar? Instrumentos de rastreio, instrumentos de avaliação, raciocínio diagnóstico, relatório e planejamento terapêutico;
- Intervenções: importância da intervenção precoce, terapia para transtornos de linguagem e de fala, orientação familiar, como fazer controle evolutivo do processo terapêutico, alta fonoaudiológica;
PARTE 3 - Reabilitação da Fala e Linguagem em adultos
Nesta parte serão tratados os seguintes tópicos:
- Déficits após lesões encefálicas adquiridas: aspectos anatomoclínicos, diagnóstico, e intervenções;
- Diagnóstico diferencial entre disartria, disartrofonia, apraxia e afasias;
- Protocolos de avaliação de linguagem e metalinguagem;
- Correlação entre tarefas cognitivas e linguísticas para reabilitação da linguagem;
- Estratégias terapêuticas para evolução da linguagem e as interferências cognitivas.
PARTE 4 - Neuromodulação não-invasiva na reabilitação fonoaudiológica
Nesta parte serão tratados os seguintes tópicos:
- Neuromodulação terapêutica e fala: redes neurais envolvidas no processamento da linguagem e fala;
- Uso de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS);
- Uso da Estimulação Magnética Transcraniana (TMS);
- Uso da Estimulação Transcutânea da Medula Espinhal por Corrente Contínua (tsDCS) na reabilitação da afasia;
- Uso do Neurofeedback e Biofeedback em quadros fonoaudiológicos.
Conheça suas instrutoras
Algumas das principais profissionais e pesquisadoras em distúrbios de linguagem do Brasil e do mundo
Tatiana Peres Vilasboas Alves
Médica - Neurocirurgiã
Graduada em Medicina com residência médica em Neurocirurgia pelo Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Título de especialista reconhecido pelo Ministerio da Educação (MEC), pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e pela Academia Brasileira de Neurocirurgia. Pós-graduada em Neuro-oncologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. Post Fellow Neurosurgery pela Universitats Klinikum Tubingen, Baden-Wuttemberg, na Alemanha. Post Fellow Hôpital Gui de Chauliac, Languedoc-Roussilon, Montpellier, França.
Atualmente trabalha como autônoma e opera em diversos hospitais da rede privada na cidade de São Paulo e Ocupa o cargo de Secretária mundial da Walter e Dandy Neurosurgery Society.
Ana Lucia Kozonara
Fonoaudióloga Infantil
Fonoaudióloga clínica que atua nas áreas de desordens de fala e da linguagem infantil. É especializada em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina. É mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina. Foi membro do Grupo de pesquisa em Psicolonguística FFLCH – Universidade de São Paulo entre 2003 e 2013. Atuou como docente na Unifenas e como fonoaudióloga clínica na área de pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein. Tem formação em terapia Denver (nível avançado), apraxia de fala e ABA.
Atualmente, é fonoaudióloga responsável por equipe de atendimento em várias áreas do desenvolvimento infantil (fala, linguagem, leitura e escrita, motricidade oral)./p>
Karin Zazo Ortiz, PhD
Fonoaudióloga
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1990), especialização (1991), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou pós-doutorado em neurociências no setor de neurologia do comportamento da UNIFESP-EPM (2005). Fellow junto à University of Pittsburgh desde 2013.
Atualmente é professora associada do departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo e Coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia. Coordena o grupo de pesquisa de estudos em Neuropsicolingüística do CNPq. Tem experiência na área de transtornos neurológicos adquiridos da fala e da linguagem, com ênfase em Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: afasias,agrafias e dislexias adquiridas, apraxia, disartria, transtornos da memória e do cálculo, bem como estudo e padronização de procedimentos para avaliação de fala e de linguagem no adulto. Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Neuropsicolingüística da UNIFESP. Recebeu o 1o prêmio Nacional de destaque em Linguagem conferido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Ellen Soares Ishigaki
Fonoaudióloga
Fonoaudióloga, graduada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), especialização em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM). Realizou Mestrado e Doutorado em Ciências, na área de Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM). Formação em Neuromodulação Aplicada à Pesquisa Clínicas (Instituto Scala-SP), Formação no Conceito Bobath Adulto (Básico). Atualmente é fonoaudióloga da REABFONO SP e coordenadora do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Motricidade Orofacial da USCS-SP.
Paola Marangolo, PhD
Fonoaudióloga e Neuropsicóloga - Itália
Professora de Neurociência Cognitiva na Universidade Frederico II em Nápoles, Itália. É fonoaudióloga com PhD em Neuropsicologia, e especialista no diagnóstico e reabilitação de afasia. Também é pesquisadora na Fondazione Santa Lucia, em Roma e sua atividade de pesquisa é focada nas funções corticais superiores, em particular, sobre novas intervenções terapêuticas para o tratamento da afasia. Seu laboratório se vale principalmente de técnicas de neuroestimulação cerebral não-invasivas e estimulação espinhal.
Andréia Estér Puhl
Fonoaudióloga
Fonoaudióloga pela UPF-RS; Mestre pela PUC-SP; Extensa formação em Neuromodulação Não Invasiva pelo Instituto Scala em parceria com a Universidade de Harvard; Formação em Neuromodulação Não Invasiva no AVE pelo Instituto Scala em parceria com a Universidade de Harvard; Experiência clínica e hospitalar em atuação Fonoaudiológica em Neurologia e Oncologia; Mais de 13 anos de experiência em reabilitação neurológica, sendo 7 anos de experiência em estudos e aplicação de neuromodulação não invasiva para reabilitação fonoaudiológica; Coordenadora do Setor de Fonoaudiologia no Serviço de Neurologia e Neurocirurgia – SNN de Passo Fundo RS por 8 anos; Sócia proprietária e coordenadora da Fonoaudiologia adulta do Instituto Umani (Passo Fundo – RS) onde atende pacientes neurológicos e já aplicou, em conjunto com a equipe multiprofissional (médicos neurologistas e fisioterapeutas), a neuromodulação em mais de 300 pacientes. Experiência em tractografia pré neuromodulação.
Renata Cardoso, PhD
Fonoaudióloga
A Dra. Renata Cardoso é Fonoaudióloga, Pós-Doutoranda em Engenharia Biomédica (UNIFESP), Doutora em Engenharia Mecânica (UNESP), Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU), Pós-Graduação em Audiologia (CEFAC), Especialista em Audiologia pelo CFFa, Pós-Graduação em Gestão em Fonoaudiologia Empresarial (FEAD). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação de Fonoaudiologia da Faculdade UnyLeya. Empresária e Diretora Clínica da Clipsifon - Clínica de Psicologia e Fonoaudiologia. Fundadora da BrainFono. Consultora em Comunicação Estratégica em Campanha Eleitoral. Membro da Associação Brasileira de Biofeedback - ABBIO. Membro da Internacional Socitey for Neuroregulation & Research (ISNR). Trabalha com Neurofeedback e Biofeedback. Laserterapeuta. Atua principalmente nos temas: Neurociências e Aprendizagem, Storytelling, Voz e Biomecânica, Presenteísmo. Atualmente em pesquisa com avaliação autonômica cardíaca (balanço simpatovagal), Biofeedback e Neurofeedback.
Mais Informações:
Próxima Turma: Início em 31/07/2021 - Sábado
O curso de Linguagem, Cognição e Reabilitação é uma oportunidade de aprender com grandes profissionais os fundamentos e o estado da arte em reabilitação fonoaudiológica. Garanta já a sua vaga pois são limitadas.
Horários das aulas:
Terças, Quartas e Quintas-feiras - De 19:30h às 21:30h;
Sábados - De 9h às 13h;
Datas da próxima turma:
Dia 03/08 - Terça; Dia 05/08 - Quinta; Dia 07/08 - Sábado; Dia 10/08 - Terça; Dia 12/08 - Quinta; Dia 17/08; Dia 19/08 - Quinta; Dia 24/08 - Terça; Dia 26/08 - Quinta; Dia 31/08 - Terça; Dia 02/09 - Quinta; Dia 04/09 - Sábado; Dia 08/09 - Quarta; Dia 09/09 - Quinta; Dia 14/09 - Terça; Dia 16/09 - Quinta.