Neuroanatomia funcional aplicada ao Neurofeedback | Neuronus & BFE

Functional Neuroanatomy for NFB Clinicians

Workshop Online Ao-Vivo - Com Michael e Lynda Thompson

Carga Horária: 12 horas
Data Sábados: 20/02, 27/02 e 06/03
Horários 12:00h - 14:00 | Pausa | 15:00h - 17:00h
Investimento: R$ 1.800,00

Em parceria com a Biofeedback Federation of Europe (BFE), convidamos os professores Dr. Michael e Dra. Lynda Thompson, do Canadá, para a realização deste workshop on-line com 12 horas de carga horária e certificação internacional. Juntos, faremos uma revisão atualizada sobre conectividade cerebral, redes neurais e as áreas de Brodmann para aprimorarmos protocolos de Neurofeedback.

O curso será ministrado em Inglês, com tradução para Português e Espanhol.

Registre-se até 31 de janeiro e ganhe 10% de desconto*.

* Para pagamentos à vista.

    A quem se destina?


    O curso foi pensado para clínicos de Neurofeedback e Biofeedback já com alguma experiência, que buscam um entendimento mais aprofundado sobre o funcionamento e a conectividade cerebral para melhorar seus protocolos.

    12 horas de Carga Horária
    Certificado de participação da BFE

    Sobre o curso


    Este workshop on-line se concentrará na compreensão das funções de cada área de Brodmann e, em seguida, em como essas redes conectam as áreas de Brodmann no córtex para regular o pensamento, as sensações e o comportamento.


    Quais conteúdos serão trabalhados?

    As principais redes amplas no cérebro são os sistemas Executivo (que inclui atenção e memória), Afetivos, Salientes, Padrão e Placebo. Mais de uma rede e, portanto, muitas áreas de Brodmann, frequentemente localizadas em áreas bastante diversas do córtex, estão envolvidas em qualquer síndrome ou "distúrbio". Os sintomas que tipificam os transtornos certamente estão relacionados às funções das áreas de Brodmann e das redes. Portanto, combinaremos redes neurais e funções das áreas de Brodmann aos sintomas encontrados em muitos transtornos - como dificuldades de atenção, funções executivas (incluindo memória e aprendizagem), emoções (incluindo depressão e ansiedade).

    Nesse workshop descrevermos as redes observadas acima e fornecermos dados de EEG, gráficos de desvios padrão de banco de dados para cada área de Brodmann (no eixo y) versus frequência (no eixo x), mapeamentos cerebrais, Potenciais Evocados, Variação da Frequência Cardíaca e exemplos LORETA de pacientes que apresentaram diagnósticos incluindo: concussão, TDAH, LD, Asperger, autismo, ansiedade e depressão.

    O que esperar do curso?

    Neste workshop, enfatizamos que cada região do cérebro funciona em uma série de redes que ligam módulos e diversas áreas de Brodmann. As áreas de Brodmann individuais têm funções que se sobrepõem às áreas de Brodmann adjacentes. De fato, essas áreas podem abranger mais de um giro, sendo que um giro individual também pode conter mais de uma área de Brodmann. Eles também podem compartilhar funções com outras áreas de Brodmann que geralmente estão em áreas distantes do cérebro. Dessa forma, as áreas de Brodmann são, em sua maioria, apenas partes componentes de redes complexas.

    Os palestrantes esperam dar aos participantes o tipo de visão geral que ajudará o clínico a obter uma compreensão geral de como relacionar áreas que podemos identificar em nossos pacientes usando a análise QEEG e LORETA com as funções que podemos influenciar usando Neurofeedback combinado com o treinamento de Variabilidade da Frequência Cardíaca como ferramentas de intervenção. As redes neurais exigem que entendamos como uma função pode ser direcionada enquanto outras funções são inibidas, e isso será devidamente descrito. A abordagem apresentada neste workshop envolve a aplicação prática da neuroanatomia funcional para clínicos de neurofeedback.

    CONTEÚDO E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM


    Ao final do Workshop você será capaz de:
    • 1- Esboçar uma vista lateral e uma vista de seção médio-sagital do cérebro marcando áreas aproximadas para as áreas de Brodmann 1 a 13, 17 a 47.
    • 2 - Dizer qual a função principal de cada área de Brodmann nas vistas lateral e sagital média esboçadas acima (#1).
    • 3 - Nomear e dar uma breve descrição anatômica e funções associadas às redes neurais de Atenção.
    • 4 - Poder afirmar como os circuitos dos gânglios basais podem influenciar, para qualquer estímulo específico, a inibição de áreas corticais funcionalmente não relevantes.
    • 5 - Indicar e fornecer a localização geral das principais áreas de Brodmann (BAs) que podem estar envolvidas na depressão.
    • 6 - Ser capaz de indicar e fornecer a localização geral dos principais BAs que podem estar fora das normas de escore z do banco de dados para uma criança com transtorno do espectro autista.
    • 7- Indicar e fornecer a localização geral dos principais áreas de Brodmann que podem estar fora das normas de escore Z do banco de dados para uma criança com dislexia.
    • 8 - Nomear e dar uma breve descrição anatômica e funções associadas à rede neural Salience.
    • 9 - Nomear e dar uma breve descrição anatômica e funções associadas à rede neural executiva.
    • 10 - Nomear e fornecer uma breve descrição anatômica e funções associadas à rede neural padrão.
    • 11 - Indicar as conexões neuroanatômicas básicas e as áreas de Brodmann que ajudam a explicar por que o treinamento de VFC pode afetar as emoções e melhorar os sintomas de depressão combinada com ansiedade.

    Sobre os Professores


    Dr. Michael Thompson

    Psiquiatra, B.Sc, MD – Ele tem dedicado seu tempo a administrar o Instituto de Biofeedback de Toronto e ensinar sobre Neurofeedback e Biofeedback. Foi diretor médico do Hospital Psiquiátrico de Londres; Professor Associado e Chefe da Pós-Graduação em Psiquiatria da University of Western Ontario; examinador do Royal College of Physicians (Canadá) por 10 anos e presidente do comitê de exames em psiquiatria.

    Seu trabalho recente inclui mais de 200 apresentações, palestras e workshops em 5 continentes e em mais de 26 países com foco em avaliação e treinamento usando EEG e Biofeedback periférico.

    Dra. Lynda Thompson

    Psicóloga, PhD – Ela se tornou Diretora Executiva do Centro de Transtorno de Déficit de Atenção, em Toronto, em 1993, depois de descobrir o mundo do Neurofeedback e decidir se especializar nessa intervenção. Sua tese de doutorado (1979) tratou de crianças hiperativas tratadas com metilfenidato. Desde o início do centro de biofeedback, ela publicou 9 capítulos de livros e 20 artigos de periódicos com ênfase em TDAH, Síndrome de Asperger, transtornos convulsivos e controle do estresse.

    RESUMO

    Functional Neuroanatomy: Basic for Neurofeedback Clinicians

    Um aprofundamento em neuroanatomia funcional e conectividade cerebral para aprimorar protocolos de Neurofeedback e Bio Feedback.

    • Evento ao vivo pelo Zoom;
    • Tradução simultânea para Português e Espanhol;
    • Certificado de participação emitido pela Biofeedback Federation of Europe (BFE);
    • 12 horas de carga horária
    Datas e Horários:

    Dia 20/02/2021 - De Meio-dia às 14h / Pausa / De 15h às 17h

    Dia 27/02/2021 - De Meio-dia às 14h / Pausa / De 15h às 17h

    Dia 06/03/2021 - De Meio-dia às 14h / Pausa / De 15h às 17h

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